Porto da Lua é a única Pousada Praia do Forte em frente às piscinas naturais. A área externa oferece a você o luxo de sentir a areia branca aos seus pés. É só abrir a porta e logo você está na paradisíaca praia.
A área de lazer conta com cadeiras e palhoças tropicais, bar e restaurante – tudo diretamente à beira mar. O lugar desta pousada Praia do Forte é sempre ventilado graças à constante e suave brisa do mar. E o sonho se torna perfeito com as ondas que quase batem na cerca da pousada.
Logo em frente dessa Pousada Praia do Forte há um aquário natural imenso, ideal para mergulhar com máscara e para observar a beleza da vida marítima do recife. Do lado direito, caminhando uns 100 metros pela praia, você encontra o Projeto Tamar, focado à proteção das tartarugas marinhas nas praias do nordeste. Ao lado esquerdo, após caminhar uns 400 metros pela praia, você encontra outras piscinas naturais para tomar banho.
Maré alta e baixa: Visual muda a cada hora
Talvez um dos efeitos mais admirados pelos hóspedes dessa Pousada Praia do Forte - Porto da Lua são as variações do visual do mar em frente à praia. O recife faz com que o mar mude toda hora a sua aparência, porque a cada 6 horas a maré é alta e após outras 6 horas é baixa de novo. Esse fenômeno é a razão que faz o mar aparecer sempre diferente e que muda constantemente o visual da praia. Na hora da maré alta, as ondas quase batem na cerca da pousada. E poucas horas depois, o nível do mar fica novamente baixo, formando grandes piscinas entre o recife e a praia. Essas piscinas são grandes, fantásticas para mergulhar, mas também maravilhosas para observar: tranqüilas, e dependendo do horário do dia, o sol reflete o seu brilho nesse maravilhoso espelho d’água.
Mas, os períodos de maré alta e maré baixa mudam, atrasando o seu início por cerca de uma hora menos a cada dia. Um dia, por exemplo, durante o horário do café da manhã, você pode observar a maré seca, uma tranqüilidade total, um astral de paz, com o sol refletindo o seu magnífico brilho no espelho d’água. E depois, a cada dia esse fenômeno ocorre uma hora mais tarde, e, dependendo da posição do sol, muda também, o brilho do mar e fica diferente a toda hora. Após seis dias, na hora de tomar o café de manha, a maré já é alta, com energia forte que vai resultar em um astral totalmente diferente de uma semana atrás.
Maré alta e baixa: Como funciona?
Como funciona essa maré alta e como é a mudança para maré baixa? O fenômeno é complexo, causado pela força gravitacional da lua. Durante um dia, a terra gira uma vez ao seu próprio eixo, e a lua gira uma vez por mês (em 29,5 dias) ao redor da terra. A força gravitacional da lua “puxa” a água, que assim formando "barrigas" de água dos dois lados da terra. A barriga sobre o planeta da terra no lado da Lua é causada porque a Lua puxa a água em sua direção. A barriga no lado oposto da lua é causada porque tem uma force centrifuga.
Como o sol tem uma gravitação muito forte (e faz com que a terra gire ao redor do sol), o fenômeno da maré alta e baixa é amplificado quando as forças gravitacionais são alienadas em uma linha. Isto acontece na lua cheia e na lua nova. No período da lua cheia, a lua se encontra na direção oposta ao sol, e na fase da lua novo o sol e a lua encontram-se no mesmo lado em relação à terra. As forças gravitacionais dos dois corpos sol e lua se adicionam. Essa maré ‘dupla’ é amplificada, e pode, em frente a Pousada Praia do Forte - Porto da Lua, atingir uma variação de altura de até 2,5 metros. É uma maravilha tomar banho em frente ao mar com a maré alta, para quem gosta de nadar com ondas regulares e altas, sem ter medo de correntes que ocasionalmente se encontram no lado aberto onde não há recife. Em toda na linha verde, a pousada Praia do Forte - Porto da Lua é a única que tem esse luxo.